Who cares

Seja um bom leitor e se indigne com esses disparates postados aqui!

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Reflexão sobre uma perspectiva na cultura local: O jovem e o MangueBit



Há mais de 15 em Pernambuco, jovens entediados por não sentirem-se representados na cena musical na cidade de Recife, decidiram criar sua própria cena, produzindo suas próprias festas, músicas e ideologias, seguindo a total ideia do "do it yourself". Estes jovens misturaram a música tradicional de sua terra (Maracatu) com outros estilos e ritmos musicais e criaram seu próprio som e movimento o "Mangue Bit" (Uma mistura das características locais em difusão com o global).
O Mangue Bit ficou bastante conhecida com as bandas Mundo Livre S/A, Sheik Tosado, Mestre Ambrósio e Chico Science & Nação Zumbi, está ultima... difundiu-se de maneira atômica e levou seu "Maracatu atômico" das ruas de Olinda para o Brasil e para o Mundo. O vocalista do grupo "Chico Science" (Francisco de Assis França) tornou-se um ícone musical, apesar de ter lançado somente 2 discos com a Nação Zumbi, pois faleceu em 2 de Fevereiro de 1997 em um trágico acidente de carro.
O grande fato entre Science, o Maracatu, o Mangue Bit e a juventude é justamente a Revolução feita por essa galera que sentia sede por sua própria identidade, uma que não fosse somente global, ou somente local, não uma padronização feita pelos moldes midiáticos e industriais, mas sim uma identidade singular, empermeada de pluralidades e subjetividades, tiradas de sua realidade local, de suas características artísticas oriundas de um passado quase esquecido, e tudo isso fazendo um dialogo com o global, com a "Modernidade", enfim com o Mundo.
Hoje passaram-se mais de 15 anos que foi criado o Mangue Bit, 15 anos que Chico Science faleceu, percebemos que boa parte da juventude está apática, não existi uma preocupação na criação de perspectivas próprias, cruzando as barreiras do imaginável, assim como fez a "galera" do Mangue Bit. Será que realmente temos que aceitar tudo que a Mídia e o Mercado Musical nos empurra? Uma música que ouvimos hoje e amanhã esquecemos, não é uma coisa que nos enche de expressões variadas todas as vezes que ouvimos. Enfim, será que deixaremos o Carimbó, Gambá (me refiro ao estado do Pará) e outros ritmos tradicionais morrerem junto com seus últimos mestres?

Para saber mais:
http://memorialchicoscience.com (Sobre Science)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Manguebeat (Sobre O Mangue Bit)
http://www.blog.fabiocavalcante.com/ (Baixar música regional)

Nenhum comentário:

Postar um comentário